5 dicas para se tornar um hoteleiro de sucesso

5 dicas para se tornar um hoteleiro de sucesso

5 dicas para se tornar um hoteleiro de sucesso

No mercado hoteleiro, que é extremamente competitivo, um bom gestor precisa ter características específicas para alcançar o sucesso do hotel.
Alcançar esse sucesso na carreira é o objetivo de todo gestor. Para ser um profissional bem-sucedido, é necessário estar bem preparado para o mercado.
Algumas dessas características vão além da técnica, mas, principalmente, dizem respeito ao estilo de vida e à visão de mundo. Neste artigo, apresentamos cinco dicas para você se preparar e conquistar uma carreira de sucesso na hotelaria.

Como se tornar um hoteleiro de sucesso?

As 5 dicas para se tornar um hoteleiro de sucesso para conquistar espaço e crescimento nos negócios, é preciso que sua liderança tenha visão e saiba conduzir a equipe ao redor. Esse gestor precisa transmitir confiança aos colaboradores e ter muita vontade de crescer profissionalmente. Além desses fatores importantes, as seguintes características podem colaborar com o crescimento do hotel e da equipe como um todo.

1 – Seja guiado por dados
Toda boa estratégia precisa ser orientada por dados. São os números analisados que trarão os resultados e as visões de onde precisam ser aplicadas melhorias. Conhecer minimamente o objetivo de cada métrica é, sem dúvida, uma das funções de um bom gestor hoteleiro.

O gestor precisa compreender os números do hotel de ponta a ponta, incluindo o número de vendas, as métricas de marketing, dados relacionados a RevPar e TrevPar, e todos os KPIs (Indicadores-chave de Performance) que envolvem a gestão hoteleira.

2 – Fique atento às novas soluções tecnológicas
Existem disponíveis no mercado uma infinidade de softwares e plataformas para gestão hoteleira. Essas ferramentas, além de ajudarem no dia a dia do hoteleiro, diminuem o tempo usado em trabalhos manuais e, principalmente, reduzem os erros manuais. Estar atualizado quanto aos melhores programas de gestão hoteleira, desde o PMS até o gestor de canais ou motor de reservas, é muito importante.

Um Channel Manager potente, por exemplo, além de facilitar a distribuição dos quartos do hotel nos canais de venda, vai trazer à gestão dados que podem ser aplicados diretamente às estratégias de vendas. Essas ferramentas trazem informações sobre onde ocorrem as maiores vendas, o perfil dos clientes, as tarifas aplicadas pelos concorrentes, entre outros dados importantes.

3 – Esteja atualizado
Outro item significativo na carreira de um bom gestor hoteleiro é o seu engajamento com as tendências do mercado. É preciso investir recursos em tecnologia, para além de ferramentas, mas também em estratégias que ajudem a divulgar melhor o hotel e aumentar as vendas. O perfil de gestor hoteleiro de sucesso diz respeito também, neste sentido, a estar preparado para as mudanças que possam surgir no mercado, como as tendências que a internet traz para as campanhas de marketing digital.

4 – Conheça o seu cliente
Um bom gestor precisa conhecer o perfil do seu cliente, porque entender as preferências de compra do seu hóspede será determinante no processo de estratégia de marketing. É preciso saber quais os canais que mais atraem vendas e investir naqueles que não estão gerando tanto lucro. Até mesmo entender quanto o seu hóspede está disposto a pagar por determinado tipo de serviço fará toda a diferença. Um outro fator importante é entender que é impossível agradar a todos. Na tentativa de trazer um maior número de pessoas para a hospedagem, esquece-se de que nem todos procuram a mesma coisa enquanto estão viajando. Foque em um nicho, em uma persona. Segmentar seu público é importante para entender qual tipo de pessoa se hospeda em sua acomodação.

Outro dado relevante sobre seu público é saber qual é o pick-up de vendas. Pick-up de vendas é o tempo que a pessoa leva entre fechar a reserva e fazer o check-in. Um bom gestor sabe que, além de uma boa estratégia de precificação e fotos bem feitas para exibir seu hotel nos sites de vendas de reservas, é importante investir em um excelente atendimento, desde o primeiro contato com o hotel via site, e-mail ou redes sociais.

5 – Apaixone-se por hotelaria
É imprescindível que o profissional de hotelaria tenha prazer em lidar com pessoas e gerenciar equipes, pois isso é grande parte de suas atribuições diárias. Ele precisa ser capaz de lidar com imprevistos e ter jogo de cintura para enfrentar determinadas situações.

Assim como a disponibilidade em período integral, quem trabalha com hotelaria – melhor dizendo, com o público do setor hoteleiro – precisa riscar o mau humor de seu vocabulário.
Em uma demanda muitas vezes exaustiva, na qual a dedicação para o hotel é, na maioria dos dias, em tempo integral, o bom humor precisa estar sempre presente. Lidar de forma agradável com os hóspedes, equipe, fornecedores e demais líderes faz toda a diferença. De fato, é preciso ser apaixonado pela profissão se o foco é o sucesso na gestão hoteleira. É necessário também ter uma boa comunicação, pois liderar times é fundamental na trajetória de um bom gestor. Ele precisa entender as nuances de uma liderança firme e presente, que tem habilidades em planejamento e gestão de crises. Um gestor de sucesso tem sintonia com sua equipe, pois as estratégias precisam ser tomadas como uma grande engrenagem, visando ao crescimento do hotel, da equipe e de cada um dos colaboradores. Entendendo assim que, para se tornar um hoteleiro de sucesso, é preciso estar em constante aprendizado, focado nas melhorias e buscando sempre ideias criativas para lidar com as crises, dificuldades e demandas, que não são poucas.

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AUTOR DO POST

Ailton Botelho