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Túnel e Aeroporto: Nova Era de Conexão em Santos e Guarujá

Túnel e Aeroporto Transformam Litoral Sul

Túnel e Aeroporto Transformam Litoral Sul

A região do Litoral Sul de São Paulo está prestes a passar por transformações significativas que prometem impactar não apenas a logística e o turismo, mas também a qualidade de vida dos moradores de Santos e Guarujá. Duas obras ambiciosas estão em curso: a construção de um túnel submerso entre Santos e Guarujá e a transformação da antiga Base Aérea de Santos, localizada no Guarujá, em um aeroporto comercial. Ambas as iniciativas representam um marco histórico para a região, que há décadas aguardava melhorias na infraestrutura de transporte.

Croqui do futuro túnel: viagem em pouco mais de um minuto (Divulgação/Veja SP).

Túnel Submerso: Um Século de Espera

O projeto do túnel submerso entre Santos e Guarujá finalmente recebeu o sinal verde após quase cem anos de discussão. Esta obra, que está atualmente na fase de emissão de licenças ambientais e definição do projeto executivo, tem previsão para iniciar em 2025. O túnel terá 870 metros de extensão e ficará a 21 metros de profundidade, prometendo reduzir drasticamente o tempo de travessia entre as duas cidades para pouco mais de um minuto. Atualmente, a travessia é feita em oito minutos pelo sistema de balsas, sem contar o tempo de espera, ou em cerca de uma hora pela estrada, que cobre uma distância de 44 quilômetros.

O custo estimado da obra é de R$ 6,5 bilhões, que será dividido entre a União e o governo do estado. Além do túnel, o projeto inclui uma série de obras de acesso nos dois municípios. No Guarujá, a saída da ligação será no bairro de Vicente de Carvalho, uma das áreas mais populosas e carentes da cidade, com 150 mil habitantes. Um anel viário será construído para conectar o túnel à avenida que margeia os terminais portuários e à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, principal acesso ao Guarujá para quem vem do sistema Anchieta-Imigrantes.

Remoção de palafitas no Guarujá: moradores realocados (Léo Martins/Veja SP).

Desafios e Impactos do Projeto

Apesar do entusiasmo em torno do túnel, a população dos dois municípios tem levantado preocupações, especialmente em relação às desapropriações. A Autoridade Portuária de Santos (APS), que é responsável pela parte da União na obra, enviou recentemente um ofício à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) pedindo a revisão de uma proposta de traçado que resultaria em 66 desapropriações residenciais. A APS acredita ser possível construir o túnel sem afetar imóveis regulares, exceto pelas residências de madeira construídas sobre palafitas ao longo do canal do porto.

No Guarujá, cerca de 650 casas de palafitas já estão sendo removidas, e seus moradores serão realocados para um conjunto habitacional em construção. Anderson Pomini, presidente da APS, destaca que o túnel terá um importante impacto ambiental positivo, reduzindo cerca de 70 mil toneladas de CO2 e proporcionando novas moradias para as famílias que vivem nas palafitas.

Reforma da pista do Aeroporto do Guarujá: viagens a partir de dezembro (Léo Martins/Veja SP).

Aeroporto do Guarujá: Uma Nova Era de Conectividade

Enquanto o túnel entre Santos e Guarujá ainda está em fase de planejamento, o projeto de transformar a antiga Base Aérea de Santos em um aeroporto comercial avança rapidamente. Com previsão para começar a operar em dezembro, o novo aeroporto passará a movimentar inicialmente dez voos semanais. As obras, que incluem reformas nas pistas e a instalação de 4 quilômetros de cercas, estão orçadas em R$ 24 milhões.

Leonardo Gazillo, secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário do Guarujá, explica que a primeira fase do aeroporto será provisória, com um terminal de passageiros instalado em um contêiner de 300 metros quadrados, e operações de aviões turboélice para até 72 passageiros. A segunda fase, ainda sem data definida, prevê a ampliação da pista, a construção de um novo acesso viário, um terminal definitivo e hangares. Gazillo acredita que, à medida que as companhias aéreas percebam as viabilidades econômicas, o aeroporto se tornará cada vez mais atrativo, oferecendo facilidades para a população e tomando envergadura.

Impacto no Turismo e na Economia Local

O potencial impacto dessas obras no turismo e na economia local é imenso. O túnel e o aeroporto prometem facilitar o acesso ao Litoral Sul, atraindo mais turistas e investimentos. Com o túnel, a ligação entre Santos e Guarujá será mais rápida e eficiente, beneficiando não apenas os moradores, mas também os visitantes que buscam as belas praias e atrações turísticas da região.

No caso do aeroporto, a expectativa é que a oferta de voos comerciais impulsione o turismo, especialmente nos finais de semana e feriados prolongados. A proximidade do aeroporto com as praias do Guarujá é um diferencial que pode atrair turistas de outras regiões do Brasil e até do exterior, interessados em um destino de praia acessível e bem estruturado.

Revitalização Urbana e Integração Portuária

As obras do túnel e do aeroporto são parte de um esforço maior de revitalização urbana e integração do porto com a cidade de Santos. O recém-inaugurado Parque Valongo, construído onde funcionavam oito armazéns fechados há décadas, é um exemplo desse movimento. A área do porto que abriga o parque também será a futura sede do terminal de passageiros para cruzeiros.

Elias Francisco da Silva Júnior, secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, destaca que o parque, conectado ao terminal de cruzeiros, incentivará os turistas a passar mais tempo na cidade, consumindo e explorando suas atrações. Ele ressalta que, anteriormente, o porto não possuía um território integrado com a cidade, mas agora se torna um ativo importante para o desenvolvimento de Santos.

A construção do túnel submerso e a conversão da Base Aérea de Santos em aeroporto comercial são passos fundamentais para a modernização e a melhoria da infraestrutura de transporte no Litoral Sul de São Paulo. Ambas as obras prometem trazer benefícios significativos para a região, impulsionando o turismo, facilitando a mobilidade dos moradores e integrando as cidades de Santos e Guarujá de maneira mais eficiente e sustentável.

Apesar dos desafios que ainda precisam ser superados, como as desapropriações e a obtenção de licenças ambientais, as perspectivas são promissoras. Com planejamento cuidadoso e execução eficiente, esses projetos têm o potencial de transformar a realidade do Litoral Sul, oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento econômico e social para seus habitantes.

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AUTOR DO POST

Ailton Botelho

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