Search
Close this search box.

Túnel Santos-Guarujá: Uma Nova Realidade para o Turismo e Mobilidade na Baixada Santista

Túnel Santos-Guarujá: Uma Nova Realidade para o Turismo e Mobilidade na Baixada Santista

Túnel Santos-Guarujá: Uma Nova Realidade para o Turismo e Mobilidade na Baixada Santista

A construção de um túnel submerso entre as cidades de Santos e Guarujá, um projeto esperado há quase 100 anos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Com uma tarifa de pedágio semelhante à cobrada na travessia por balsa, o túnel promete revolucionar a mobilidade na região e impulsionar ainda mais o turismo local. Este novo marco de infraestrutura é parte de um esforço conjunto entre o Governo Federal e o Governo do Estado de São Paulo, que destinarão R$ 5,8 bilhões para viabilizar a obra.

O Impacto para o Setor Hoteleiro e o Turismo

A ligação rápida e eficiente entre Santos e Guarujá traz benefícios diretos para o setor hoteleiro da região. Atualmente, a travessia de balsa sofre com longas filas nos horários de pico, prejudicando a experiência dos turistas que visitam Guarujá, uma das cidades mais procuradas do litoral paulista. Com a construção do túnel, o tempo de travessia, que pode demorar quase uma hora via balsa ou rota continental, será reduzido para menos de dois minutos.

A cidade de Guarujá, conhecida por suas praias paradisíacas e seu ecoturismo, como a Praia Branca e a Serra do Guararu, tem um grande potencial para atrair turistas do Brasil e do exterior. A facilidade de acesso oferecida pelo túnel, que ligará diretamente o porto de Santos à cidade, deve atrair ainda mais visitantes, estimulando o crescimento da rede hoteleira e o aumento das receitas locais.

Detalhes sobre a Tarifa e o Sistema de Pedágio

Segundo o edital do projeto, a tarifa base do pedágio será de R$ 6,15 por trecho, valor equivalente ao cobrado pela balsa em março de 2023. A tarifa final será ajustada de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que garante uma correção de acordo com a inflação até o dia da inauguração. O sistema de pedágio adotado será o de “sistema automático livre”, sem a necessidade de barreiras físicas, onde a cobrança ocorrerá por meio de sensores e sistemas eletrônicos.

Além disso, o sistema de cobrança automática prevê um desconto de pelo menos 5% para quem aderir ao sistema eletrônico de pagamento. Esse modelo é similar ao de rodovias com pedágio sem bloqueio, garantindo maior fluidez no tráfego e uma experiência mais ágil para os motoristas.

Previsão de Tarifas para Diferentes Categorias de Veículos

O valor da tarifa será aplicado de acordo com a categoria e o tipo de veículo. Automóveis e caminhonetes pagarão o valor base de R$ 6,15, enquanto motocicletas, motonetas e bicicletas a motor terão uma tarifa reduzida, de apenas R$ 3,07. Para veículos maiores, como caminhões com reboque e ônibus, a tarifa será proporcional ao número de eixos e ao tipo de rodagem, podendo alcançar R$ 36,90 para os veículos mais pesados.

A tabela abaixo mostra os valores sugeridos em março de 2023, antes das correções inflacionárias:

Previsão de tarifas no túnel Santos-Guarujá

Categoria Tipo Eixos Rodagem Multiplicador Valor em março/2023
1 Automóvel, caminhoneta, triciclo e furgão 2 Simples 1 R$ 6,15
2 Caminhão leve, micro-ônibus, ônibus, caminhão trator e furgão 2 Dupla 2 R$ 12,30
3 Caminhão trator, caminhão trator com semirreboque e ônibus 3 Dupla 3 R$ 18,45
4 Caminhão com reboque, caminhão trator com semirreboque 4 Dupla 4 R$ 24,60
5 Caminhão com reboque, caminhão trator com semirreboque 5 Dupla 5 R$ 30,75
6 Caminhão com reboque, caminhão trator com semirreboque 6 Dupla 6 R$ 36,9
7 Automóvel ou caminhonete com semirreboque 3 Simples 1,5 R$ 9,22
8 Automóvel ou caminhonete com reboque 4 Simples 2 R$ 12,30
9 Motocicleta, motoneta e bicicleta a motor 2 Simples 0,5 R$ 3,07
Veículos oficiais do Estado de São Paulo, Forças Armadas e Polícia Militar Isentos

Infraestrutura do Túnel e Acessibilidade

O projeto do túnel submerso inclui seis pistas, três em cada sentido, oferecendo capacidade para atender mais de 30 mil usuários por dia. Além disso, está prevista a possibilidade de instalação de linhas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o que proporcionaria uma nova opção de transporte coletivo entre as duas cidades. A obra será composta por blocos pré-moldados, que serão posicionados em uma área escavada no canal do estuário, garantindo que a construção não afete a navegabilidade do porto de Santos.

Essa melhoria de infraestrutura não apenas beneficiará os turistas, mas também facilitará o transporte de cargas e mercadorias entre Santos e Guarujá, reforçando a importância da Baixada Santista como um dos polos econômicos e logísticos mais importantes do país.

Implicações para o Desenvolvimento Regional

O túnel submerso faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que visa promover o desenvolvimento econômico do país por meio de grandes obras de infraestrutura. A expectativa é de que essa nova ligação seca entre Santos e Guarujá beneficie diretamente 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, além dos mais de 4 milhões de turistas que visitam a região anualmente. O impacto sobre o desenvolvimento regional será significativo, especialmente no setor hoteleiro, que deve ver um aumento expressivo na demanda.

Guarujá já é um destino procurado por sua proximidade com a capital paulista e suas belezas naturais. A construção do túnel certamente tornará a cidade ainda mais acessível, impulsionando tanto o turismo quanto os negócios locais. Hotéis, pousadas e estabelecimentos voltados ao setor de hospitalidade terão uma oportunidade única de expandir suas operações e atrair mais hóspedes, graças à melhoria na mobilidade entre as cidades.

O Longo Caminho até a Realização do Projeto

A ideia de construir uma ligação seca entre Santos e Guarujá vem sendo discutida desde 1927, quando o engenheiro Enéas Marini apresentou o primeiro projeto de túnel à época. Embora diversas propostas tenham surgido ao longo das décadas, nenhuma delas chegou a sair do papel, devido a limitações financeiras, técnicas ou políticas. Agora, com o apoio dos governos federal e estadual, essa obra histórica parece finalmente estar a caminho da concretização.

Com o crescimento contínuo da Baixada Santista e a necessidade de aprimorar as opções de transporte entre as cidades da região, o túnel submerso é uma solução moderna e eficiente que promete aliviar o tráfego e facilitar o deslocamento de moradores e turistas.

O túnel Santos-Guarujá representa um avanço crucial na infraestrutura de transporte da Baixada Santista, com impacto direto sobre o setor hoteleiro e o turismo local. Ao melhorar a acessibilidade e reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades, o projeto tem potencial para alavancar ainda mais o crescimento da rede de hospedagem da região, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do litoral paulista.

Com a promessa de tarifas competitivas, tecnologia de pedágio automatizado e uma obra robusta em andamento, a ligação submersa entre Santos e Guarujá é um marco esperado há quase um século e, finalmente, se aproxima de sua realização. Os benefícios para o turismo e a economia local serão imensos, consolidando a Baixada Santista como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Veja mais notícias em nosso Blog

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest